1º Dia – Ter – EREVAN
Chegada ao aeroporto de Zvartnots em Erevan, capital da Armenia. Recepção e traslado ao hotel. Acomodação disponível após 14:00 hs. Jantar. Hospedagem. OBS.: conforme o horário de chegada o jantar não será servido, SEM direito a reembolso.
2º Dia – Qua – Erevan
Café da manhã e saída para visita regular a cidade. Visita a fábrica de tapetes Megeriam, a Tsitsernakaberd, complexo memorial as vitimas do Genocidio Armênio(600 intelectuais armenios mortos 1915 a 1923) erguido nas colinas de mesmo nome. Caminhada pelo complexo do memorial (parque e museu) e visita ao mercado de frutas. Almoço. Regresso ao hotel. Restante do dia livre. Jantar. Hospedagem.
3º Dia – Qui – Erevan – Geghard – Garni – Lago Sevan –Erevan
Café da manhã e saída para o Monastério de Geghard, obra mestra da arquitetura armenia do Século XIII. Algumas das igrejas do complexo foram talhadas em uma enorme rocha. Devido a sua extraordinária acustica o monastério é o melhor local para se entoar canções. O complexo é rico em adornos e esculturas e muitas “jachkars” notáveis (cruz de pedra). Continuação até o Templo de Garni erguido sobre uma escarpa triangular e o unico exemplo da cultura pagã que sobreviveu no país. Depois de perder sua importância o templo foi transformado em residencia de verão dos reis armenios e ainda hoje suas ruinas e seus banhos impressionam. Almoço durante o passeio. Prossegue-se até o Lago Sevan, um dos maiores lagos alpinos-montanhosos de agua doce do mundo. A paisagem e as águas cristalinas do lago convidam ao relax e tambem se visita complexo medieval da igreja construida no ano 874 situado em uma peninsula do lago. Regresso a Erevan. Jantar. Hospedagem.
4º Dia – Sex - Erevan – Khor Virap – Etchmiadzin – Zvarnots – Erevan
Café da manhã e saída para visitar o Monastério de Khor-Virap cuja importancia está conectada a Gregorio, o “Iluminador”, que introduziu o cristianismo no país. É um local de muitas peregrinações de turistas e nativos. Assemelha-se a um castelo onde se pode sentar e admirar a beleza da igreja. É a que possui a melhor vista panoramica do biblico Monte Ararat (situado em território da Turquia com a qual a Armenia não tem relações diplomáticas). Continuação até Echimiadzin. É o centro espiritual de todos os armenios e do cristianismo mundial. Almoço durante a excursão. Retorno a Erevan parando nas ruinas do Templo de Zvarnots, considerado a pérola da arquitetura do Séc. VII. Chegada a Erevan. Jantar. Hospedagem.
5º Dia – Sáb – Erevan – Sadajlo (fronteira) – Tbilisi
Após o café da manhã saída em direção a Tbilisi. Após o tramites de fronteira, chegada a Tbilisi. Tarde livre. Hospedagem.
6º Dia – Dom - Tbilisi
Café da manhã e visita a essa cidade antiga, passeando por suas estreitas ruas e apreciando diferentes edificios religiosos (igrejas, mesquitas, sinagogas) e os edificios do Sec. XIX com seus belos balcões de madeira talhada. Se as condições meteorológicas permitirem subida em teleférico até o monte onde se localiza a Fortaleza de Narikala. Continuação visitando os banhos de água sulfurosa que impressionaram personagens como Pushikin e Alexandre Dumas. Visita ao Museu Nacional seguindo pela Avenida Rustaveli, a principal da cidade, salpicada por deliciosas cafés e restaurantes. Regresso ao hotel. Hospedagem.
7º Dia – Seg – Tbilisi – Mtsjeta – Gori – Uplistsije – Gudauri
Após o café da manhã, saida para visita a antiga capital (do Séc. III A.C. até o Séc, V D.C.) e o centro religioso da Georgia, Mtsjeta para ver o Monasterio de Jvari (séc. VI) e a Catedral de Svetitsjoveli (Séc. XI) onde está enterrada a Túnica de Cristo. Mtsjeta é uma das mais antigas cidades do País. Segue-se depois para a cidade de Gori para visitar a cidade rupestre de Uplistsije do 1º milenio AC. Passeio pela cidade de Gori onde nasceu o ditador soviético Josef Stalin e que foi fundada por um dos maiores reis da Geórgia, David “O Construtor”. Depois visita cidade rupestre de Uplistsijse (literalmente significa “Fortaleza do Senhor”) um dos mais antigos assentamentos georgianos e que foi um ponto chave da famosa Rota da Seda. É um complexo talhado no alto de uma área rochosa junto ao rio Mtkvari e que contem varias estruturas que datam desde a Idade do Ferro até a Idade Media. As casas, templos, palácios, ruas e escadas talhados em rocha constituem essa impressionante e inexpugnável cidade até que no Séc. XIII foi arrasada pelos mongóis e posteriores terremotos forçaram seu abandono. Após visita continuação até o norte, pela rodovia militar da Geórgia, desfrutando da espetacular paisagem das montanhas do Cáucaso. No trajeto passagem pelo complexo arquitetônico de Ananuri e pela represa de Junvaly. Chegada a Gudauri, famosa estação de esqui a 2.000/2200 metros de altitude. Jantar. Hospedagem.
8º Dia – Ter - Gudauri – Stepantsminda – Tiblisi
Café da manhã. Saída até a pequena cidade de Kazbegui (Stepantsminda). Segue-se depois, a pé em uma caminhada de aproximadamente 1½ hs. atravesando belos vales e bosques até a Igreja de Guergueti, a Igreja da Trindade situada a 2.170 m de altitude. Se o tempo estiver claro poder-se-á avistar um dos mayores glaciares do Cáucaso, o Monte Kazbek situado a 5047 m de altitude). Descida a pé e depois regresso em veiculo ou onibus a Tbilisi. Hospedagem. OBS.: quem não estiver desposto a caminhar cerca de 3 horas para subir e descer até Guergueti poderá alugar um veículo 4x4, por sua conta em Kazbegui – o guia indicará onde contyratar o veiculo.
9º Dia – Qua - Tiblisi – Signagui – Tsinandali – Vardisubani – Tiblisi
Café da manhã e partida para a região de Kajetia (um antigo reino), famosa por seus vinhedos, comida e vinhos tipicos georgianos, na fronteira como Azerbaijão. Aqui o clima é mais quente, provocando maturação mais precoce das uvas do que no resto do país o que resulta em uvas mais doces e com isso os vinhos Kajetia são mais fortes em comparação com os de outras regiões. Chegada a cidade de Signagui, “Cidade do Amor”. A cidade é famosa por seus vinhos e seus tradicionais tapetes, possui uma muralha e 23 torres que a circundam, conservando sua arquitetura tradicional. Visita ao Convento das Monjas em Bodbe (do Séc. XI) onde está sepultada a Santa Nino, a santa padroeira dos georgianos. Almoço em uma residencia local que oferecerá sua hospitalidade e alguns pratos típicos da região. Em seguida visita ao Palácio de Tsinandali. Aqui se encontra a primeira adega fundada por um dos mais famosos poetas e figura publica do Sec. XIX, Alexander Chavchavadze. Depois, segue-se até a aldeia de Vardisubani para aprender como se fazem os tradicionais tonéis de cerâmica Kvevri. Regresso a Tbilisi. Hospedagem.
10º Dia – Qui – Tbilisi – PARTIDA
Café da manhã. Acomodação disponível até 12:00 hs. Em horário previamente informado, traslado ao aeroporto. FIM DOS SERVIÇOS.
|